Longas-metragens
Peixonauta – O Filme (4 a 6 anos)
Peixonauta, Brasil, 2016, 77 minutos
Produção: TV PinGuim
Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo e Rodrigo Eba
Roteiro: Marcela Catunda e Marcus Aurelius Pimenta
Distribuição: RioFilme
Sinopse: Quando o Doutor Jardim não retorna da cidade, Peixonauta, Marina e Zico partem para resgatá-lo. Mas quando chegam lá, algo muito estranho está acontecendo: todos na cidade sumiram! Para conseguir solucionar esse grande mistério, Peixonauta terá que contar com a ajuda de todos seus amigos e viver sua maior aventura… pela primeira vez, na cidade grande!
Gemini 8 (4 a 6 anos)
Gemini 8, Brasil, 2018 , 48 minutos
Criação e Direção: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
Produção: Carlos Filizola
Roteiro: Fernando Salem, Marcela Catunda e Ricardo Sasaki
Sinopse: Marco é um menino que, misteriosamente, vai parar em Gemini 8, um planeta muito diferente, onde mora Polo. Graças a uma invenção maluca de Polo, Marco é atraido a um portal e acaba indo parar em Gemini 8. Enquanto eles tentam enviar Marco de volta para a Terra, eles se metem em tudo quanto é tipo de confusões e se tornam amigos inseparáveis.
Tainá 3 – A Origem (7 a 9 anos)
Tainá 3 – A Origem, Brasil, 2013, 1h28min
Direção: Rosame Svartman
Roteiro: Cláudia Levay
Produção: Pedro Rovai
Distribuição: Downtown Filmes
Elenco: Wiranu Tembé, Beatriz Noskoski, Igor Ozzy, Gracindo Júnior, Nuno Leal Maia
Sinopse: Tainá, uma indígena órfã de 5 anos de idade, sonha em se tornar uma guerreira e descobrir sua verdadeira origem. Ao longo do caminho, ela faz amigos surpreendentes como Laura, uma garota da cidade perdida na selva, e Gobi, um indiozinho nerd. Eles aprendem a superar as mútuas diferenças enquanto atravessam sua movimentada jornada. Tainá confronta o inimigo ancestral de sua família, Jurupari, a encarnação do Mal, que quer destruir a floresta.
Tito e os Pássaros (10 a 12 anos)
Tito e os Pássaros, Brasil, 2018, 1h13min
Produção: Bits Filmes, Gustavo Steinberg, Daniel Greco e Felipe Sabino
Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto
Roteiro: Eduardo Benaim e Gustavo Steinberg
Distribuição: Elo Company e Europa Filmes
Sinopse: Tito é um menino tímido de 10 anos que mora com sua mãe. De repente, uma epidemia incomum começa a se espalhar, tornando as pessoas doentes sempre que ficam assustadas. Tito rapidamente descobre que a cura está, de algum modo, relacionada à pesquisa do seu desaparecido pai sobre a música dos pássaros. Ele embarca em uma jornada para salvar o mundo da epidemia com seus amigos. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma busca pelo seu pai desaparecido e por sua própria identidade.
O Outro Lado do Paraíso (a partir de 13 anos)
O Outro Lado do Paraíso, Brasil, 2016, 1h40min
Produção: Marcio Curi, Beth Curi, Pedro Rovai e André Ristum
Direção: André Ristum
Roteiro: Marcelo Müller, Ricardo Tiezzi e André Ristum
Distribuição: Europa Filmes
Elenco: Eduardo Moscovis, Simone Iliescu, Jonas Bloch, Davi Galdeano
Sinopse: Antônio faz o que pode para conseguir dinheiro para o sustento do lar. Atraído pelas promessas do presidente João Goulart e pela ampla oferta de emprego, ele se muda para a Brasília com a esposa e os filhos. O sonho da prosperidade é interrompido pelo golpe militar e Antônio, envolvido com o sindicalismo, começa a viver um pesadelo. A história é narrada sob a ótica do filho de Antônio, Nando, de 11 anos. Filme baseado no livro homônimo do jornalista Luiz Fernando Emediato, clássico da moderna literatura infanto-juvenil e adotado em diversas escolas do País.
Curtas-metragens
A Piscina de Caíque
A Piscina de Caíque, Brasil, 2017, 15 minutos
Roteiro e Direção: Raphael Gustavo da Silva
Direção de Produção: Tamara Benetti
Elenco: Lucas Orsida, Guilherme Augusto Silva, Eliana Santos, Antônio Pitanga
Sinopse: Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.
Biografia do diretor: Graduado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Cinema e Audiovisual, três vezes vencedor do Concurso de Roteiros Goianos de Curtas-Metragens. Roteirista e diretor de curtas com mais de 80 seleções em festivais e 25 prêmios. Coordenador do Favera – Festival Audiovisual Vera Cruz e da É Nóis Ki Tá Produções. Em 2016, recebeu o diploma de Destaque Cultural do Ano no Audiovisual, atribuído pelo Governo do Estado de Goiás.
Eric Acorde
Eric Acorde, Brasil, 2016, 8 minutos
Produção Executiva: Patricia Baia
Direção: Telmo Carvalho
Roteiro: Mariana Medina e Petrus de Bairros
Sinopse: Eric Acorde é uma série de animação infantil povoada por personagens e cenários do universo da música e dos sonhos. Acompanhamos as aventuras de Eric, um sensível garoto de 10 anos que possui uma caixinha de música mágica. O objeto tem misteriosos poderes que conectam a realidade e os sonhos do menino apaixonado por música. A caixinha se comunica com o garoto, lhe dá conselhos e pode tanto transportá-lo para o mundo dos sonhos quanto trazer de lá elementos para a realidade dele. Juntos, precisam impedir que o Pierrô, um ser metamórfico, atrapalhe a harmonia dos mundos.
Lá do Alto
Lá do Alto, Brasil, 2016, 8 minutos
Direção e Roteiro: Luciano Vidigal
Produção: Nós do Morro, Cavideo e MZ3
Elenco: Tawan Lucas, Sandro Mattos, André Luiz Venancio
Sinopse: Como cessar a dor silenciosa de uma criança que sente saudades da avó que morreu? Através do mundo lúdico infantil e de imagens privilegiadas da cidade do Rio de Janeiro, vista do alto da favela do Vidigal, o filme mostra a história de um menino sonhador que deseja conhecer o alto de uma pedra.
Biografia do diretor: Nasceu e foi criado na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. Ator, roteirista, diretor de teatro e cinema e professor de teatro. Formado pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Roteirizou e dirigiu um dos episódios do longa “5x Favela” (Seleção Oficial do Festival de Cannes, 2010), duas temporadas do seriado de TV “Mais Vezes Favela” e os documentários “Copa Vidigal” , “5x Pacificação” e “Cidade de Deus 10 Anos Depois”. Preparou o elenco dos longas “Não Se Pode Viver Sem Amor” de Jorge Duran e “O Grande Circo Místico” de Cacá Diegues. Premiado com os curtas-metragens “Neguinho e Kika” e “Lá do Alto” e com o filme “Sete Minutos”. Atuou em vinte cinco filmes e trabalhou na pesquisa de elenco do filme “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles.
Caminho dos Gigantes
Caminho dos Gigantes, Brasil, 2016, 12 minutos
Produção, Direção e Roteiro: Alois Di Leo
Produção: Sinlogo Animation
Sinopse: Uma busca poética pela razão e propósito da vida que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos que vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos.
Biografia do diretor: Alois Di Leo é diretor, produtor, escritor e animador. Nascido em Lima (Peru), cresceu em São Paulo, onde fundou o estúdio de animação Sinlogo Animation. Já trabalhou em comerciais, videoclipes, séries de TV e curtas-metragens.
Vida Maria
Vida Maria, Brasil, 2007, 9 minutos
Direção, Roteiro e Edição: Márcio Ramos
Produção: Joelma Ramos e Márcio Ramos
Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é obrigada a largar os estudos para cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias e suas filhas, netas e bisnetas.
Biografia do diretor: Gaúcho residente em Fortaleza (CE) desde a infância, onde trabalha desde 1991 como editor de vídeo, designer, diretor e produtor de animação para TV, filmes e internet. “Vida Maria” é seu primeiro curta-metragem 35mm. Finalizado em 2006, acumula mais de 40 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais.