Sobre o projeto

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do projeto A Escola no Cinema: Luz, Câmera, Educação!

A Escola no Cinema

Após o sucesso da 1ª edição do projeto A Escola no Cinema – Hoje a aula será um filme! e em resposta às demandas de várias escolas que não puderam ser contempladas em 2019, professores de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal poderão se inscrever na 2ª edição do projeto A Escola no Cinema – Luz, Câmera, Educação!

O projeto vai propiciar a ida de turmas inteiras de alunos ao cinema para assistir a filmes da cinematografia brasileira de qualidade. O projeto busca oferecer aos estudantes do Distrito Federal a oportunidade de vivenciar uma aula enriquecida pela experiência do cinema. As vagas são limitadas a 6.030 alunos e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A iniciativa é da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura e busca contribuir para a educação e a inclusão cultural de camadas sociais menos favorecidas da nossa sociedade. Os alunos da rede pública têm poucas condições e oportunidades de frequentar cinemas, principalmente devido às limitações financeiras. Segundo depoimentos coletados durante a 1ª edição do projeto, para muitos alunos aquela foi a primeira vez que foram a um cinema.

Nesta edição, são reservadas 15% das vagas para as escolas rurais e escolas de ensino especial do Distrito Federal.

O projeto A Escola no Cinema abarcará escolas das diferentes regiões administrativas, além do Plano Piloto. Importantes filmes da cinematografia brasileira foram selecionados especialmente para entreter, sensibilizar, contribuir para a educação dos alunos da rede de ensino do DF, da pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e chegando à Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como as escolas de ensino especial. Os alunos serão convidados a irem ao cinema e os professores receberão folders com atividades para estímulo de atividades pedagógicas extras, para serem trabalhadas em salas de aula, aprofundando o tema apresentado no filme.

Serão exibidos cinco longas-metragens e cinco curtas-metragens, em três sessões diárias, em horários pela manhã (das 9h às 10h30), à tarde (das 14h às 15h30) e à noite (das 20h às 21h30). Os filmes serão programados de acordo com as faixas etárias: de 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos e de 13 anos em diante.

Os longas escolhidos incluem animações e ficções premiadas. São títulos como “Tito e os Pássaros“, uma animação deslumbrante dirigida por Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, que foi cotada para o Oscar e indicada ao Annie Award, o mais importante prêmio da animação de cinema. Também temos as animações “Peixonauta – O Filme” e “Gemini 8“, ambas assinadas por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, que levam para a tela de cinema séries de sucesso da televisão. Dentre os filmes de ficção há o belo “Tainá 3 – A Origem“, dirigido por Rosane Svartman, com imagens preciosas da Floresta Amazônica e que narra como surgiu a personagem Tainá, de dois longas-metragens anteriores. E ainda temos “O Outro Lado do Paraíso“, longa assinado por André Ristum, que volta aos primeiros anos de Brasília, em 1964, para contar uma história real. Entre os curtas, há títulos como “A Piscina de Caíque“, “Eric Acorde“, “Lá do Alto“, “Caminho dos Gigantes” e “Vida Maria“.

Além das sessões de cinema, o projeto oferece transporte de ida e volta e lanche para todos os participantes.

As vagas são limitadas a alunos das escolas públicas de cada uma das regiões administrativas: Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Santa Maria, Varjão, Cidade Estrutural, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Planaltina, Cruzeiro, Guará I, Guará II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Brazlândia, Gama, Samambaia, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Vicente Pires, Águas Claras/Areal e Plano Piloto.

A estrutura do cinema conta com salas que oferecem condições de mobilidade para cadeirantes, espaços reservados a pessoas com necessidades especiais, bem como banheiros adaptados. Todas as sessões terão um monitor capacitado para prestar assistência ao público de necessidades especiais.

As inscrições estão abertas até 1º de março! Saiba mais clicando aqui.