A historiadora e escritora falou sobre o tema “A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. A mediação ficou por conta da professora, artista visual e pesquisadora Nicole Lima.

A produção literária brasileira é rica e diversificada. Embora o Brasil figure como um dos países com menor índice de leitura por habitante, nossos escritores e escritoras têm, em todos os gêneros literários, amplo reconhecimento da crítica nacional e internacional. Os prêmios recebidos no Brasil e no exterior, as traduções em vários idiomas e a repercussão das obras em diferentes países confirmam a qualidade e a relevância da literatura brasileira.
Os esforços que são feitos pelas instituições educacionais e culturais são fundamentais para aproximar estudantes e a população em geral dos escritores brasileiros e de suas obras, estimulando o gosto pela leitura e o contato com o livro. Feiras literárias, bienais, seminários, colóquios e debates, realizados em centenas de cidades do país, auxiliam nesse esforço institucional. A grande presença de público nesses eventos demonstra o interesse das pessoas em participar e conhecer de perto seus escritores preferidos e ter contato com suas publicações.
A Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) se junta a esse esforço, buscando, com a realização do projeto Diálogos Contemporâneos, promover a produção literária brasileira, por meio de debates de importantes temas da atualidade, reunindo escritores e escritoras, sejam eles cronistas, poetas, contistas, romancistas, dramaturgos, biógrafos historiadores ou cientistas. O que buscamos é promover a literatura brasileira, aproximando nossos escritores e escritoras do público, estimulando o gosto pela reflexão, pelo livro e pela leitura.
A historiadora e escritora falou sobre o tema “A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. A mediação ficou por conta da professora, artista visual e pesquisadora Nicole Lima.
O jornalista e escritor falou sobre o tema “Guerras culturais – corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade”. A mediação ficou por conta do jornalista, professor e tradutor literário Christian Schwartz.
A jornalista e cronista falou sobre o tema “Cenários para um mundo pós-pandemia – o fim do século XX e o futuro que nos espera”. A mediação ficou por conta do professor e pesquisador Allan Oliveira.
O escritor, dramaturgo e cronista falou sobre o tema “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”. A mediação ficou por conta do escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda.
O filósofo, escritor e professor falou sobre o tema “Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo”. A mediação ficou por conta do professor, tradutor e escritor Caetano Galindo.
A poeta, jornalista, escritora, cantora e atriz falou sobre o tema “Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito”. A mediação ficou por conta da escritora e artista visual Julie Fank.
O escritor, jornalista e influenciador digital falou sobre o tema “Liberdade, melancolia e dor em um mundo em mutação”. A mediação ficou por conta do escritor e redator Luiz Felipe Leprevost.
O jornalista e escritor falou sobre o tema “Literatura, pestes, pandemias e distopias – ficção e realidade”. A mediação ficou por conta da ficcionista, poeta, educadora e tradutora Luci Collin.
O escritor e jornalista falou sobre o tema “Mundo digital e sociedade em rede – as mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação”. A mediação ficou por conta da publicitária e letróloga Adriana Baggio.
O poeta e agitador cultural falou sobre o tema “A literatura que vem da periferia”. A mediação ficou por conta do jornalista e escritor Yuri Al’Hanati.
A edição de 2021 será a quarta e vai abranger quatro cidades: Curitiba (PR), Goiânia (GO), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS), além de ser transmitida ao vivo pelo YouTube.
Promovido mais uma vez pela AACIC, o evento foi realizado em Brasília e levou ao público oito conferências com grandes escritores e escritoras.
Edição de 2018 foi realizada em duas cidades – Campo Grande (MS) e Brasília (DF) – e contou com 11 conferencistas.
Realizado em Campo Grande (MS) em 2009, evento teve programação bastante diversificada.
PROJETO LITERÁRIO DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS – Plataforma +Brasil – Convênio nº. 902960/2020