ESCRITORES E ESCRITORAS

Conheça os conferencistas e mediadores do projeto


CONFERENCISTAS

Fabrício Carpinejar - Diálogos ContemporâneosFABRÍCIO CARPINEJAR é escritor, jornalista, influenciador digital e palestrante. Cronista do jornal O Tempo e comentarista do programa “Encontro Com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Autor de 47 livros publicados, recebeu mais de 20 prêmios literários (duas vezes o Prêmio Jabuti). Suas obras transitam entre poesia, crônicas, infantojuvenis e reportagens. Seu mais recente livro é “Coragem de Viver” (Editora Planeta, 2021), homenagem à figura materna.

Ignácio de Loyola Brandão - Diálogos ContemporâneosIGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO é jornalista e escritor. Trabalhou no jornal Última Hora e nas revistas Claudia, Realidade, Setenta, Planeta, Ciência e Vida, Lui e Vogue. Escreve crônica quinzenal para o jornal O Estado de S. Paulo. Publicou 45 livros, entre romances (como “Zero”, “Não Verás País Nenhum”, “Dentes Ao Sol”), contos, crônicas, viagens, infantis. Ganhou o prêmio Jabuti por “O Menino Que Vendia Palavras” e o maior premio literário do Brasil, o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual é membro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

Sérgio Vaz - Diálogos ContemporâneosSÉRGIO VAZ é poeta e agitador cultural, autor de oito livros. Eleito pela revista Época em 2009 um dos 100 brasileiros mais importantes do País. Palestrou em vários países, como México, Inglaterra e Alemanha. Cofundador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), movimento cultural que ajudou a deflagrar a literatura periférica em São Paulo. Autor do projeto “Poesia Contra Violência”, que percorre as escolas públicas promovendo recitais e bate-papos sobre poesia e incentivo à leitura.

Xico Sá - Diálogos ContemporâneosXICO SÁ é escritor e jornalista. Participou de programas de televisão como “Amor & Sexo” (Globo), “Saia Justa” e “Papo de Segunda” (GNT), “Redação SporTV” (Globo) e “Cartão Verde” (TV Cultura). Ganhador de importantes prêmios do jornalismo, é colunista do jornal El País Brasil, do Diário do Nordeste e do portal Bemdito. Um dos principais cronistas brasileiros contemporâneos, é autor de dezenas de livros (o mais recente, “Crônicas para ler em qualquer lugar”, com Maria Ribeiro e Gregorio Duvivier), além de participar de antologias.

Mary Del Priore - Diálogos ContemporâneosMARY DEL PRIORE é historiadora e professora, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Lecionou História em várias universidades brasileiras. Autora de mais de 50 livros sobre a história do País, entre eles “Uma Breve História do Brasil”, “Histórias da Gente Brasileira”, “Histórias do Amor no Brasil” e “Sobreviventes e Guerreiras: uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000”. Recebeu diversos prêmios e títulos pelas suas obras, como o Prêmio Casa Grande & Senzala e o Prêmio Jabuti.

Fernando Morais - Diálogos ContemporâneosFERNANDO MORAIS é jornalista e escritor. Trabalhou no Jornal da Tarde, na revista Veja e em várias outras publicações da imprensa brasileira. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. Foi deputado estadual e secretário da Cultura e da Educação do Estado de São Paulo. É autor, entre outros livros, de “Olga”, “Chatô, o Rei do Brasil”, “Corações Sujos” (esses três adaptados para o cinema), “A Ilha” e “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”.

Elisa Lucinda - Diálogos ContemporâneosELISA LUCINDA é poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz de TV, cinema e teatro. Possui 19 livros publicados, dentre os quais a “Coleção Amigo Oculto” (infantojuvenil), que lhe rendeu em 2002 o prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) por “A Menina Transparente”. Com “Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada” (romance), que tem prefácio do escritor moçambicano Mia Couto, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2015. Sua obra mais recente é “Livro do Avesso, o Pensamento de Edite” (poesia).

Renato Janine Ribeiro - Diálogos ContemporâneosRENATO JANINE RIBEIRO é filósofo, escritor e professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP). Ex-ministro da Educação. Autor, entre outros, de “A Sociedade contra o Social” (Prêmio Jabuti de 2001), “A Boa Política” (2017) e “Ao Leitor sem Medo” (1984). Foi professor visitante na Universidade de Columbia (EUA) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É o atual presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Mario Prata - Diálogos ContemporâneosMARIO PRATA é escritor, dramaturgo, jornalista e cronista. Em mais de 50 anos de escrita, tem no currículo 3 mil crônicas (no Pasquim, ao lado de Millôr Fernandes, nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e em revistas como Istoé e Época) e cerca de 80 títulos, entre romances, livros de contos, roteiros e peças teatrais. Recebeu 18 prêmios nacionais e estrangeiros com obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televisão.

Tereza Cruvinel - Diálogos ContemporâneosTEREZA CRUVINEL é jornalista e cronista, mestre em Comunicação Social, especializada em análise política. Nos últimos 40 anos atuou nos principais veículos de comunicação do país, como os jornais O Globo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense e os canais Globo News e RedeTV. Fundadora e ex-presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, sendo responsável pela implantação da TV Brasil. É autora de “Cristina Tavares – Perfil Parlamentar” e coautora de “Jornalismo Político – Ensaios”.

MEDIADORES

Rafael Magalhães - Diálogos ContemporâneosRAFAEL MAGALHÃES é o autor dos textos e gerenciador de todas as redes sociais “Precisava Escrever”. Em pouco mais de cinco anos de publicações, já alcançou milhões de leitores e admiradores do seu trabalho. Seus livros, “Precisava Escrever” 1,2 e 3, estão na lista dos livros mais vendidos do País. Recentemente, escreveu e atuou na peça de teatro “Minha Vida Amorosa é uma Comédia”.

Sandro di Lima - Diálogos ContemporâneosSANDRO DI LIMA se considera um militante do mundo da cultura e da educação. Professor de Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG), tem uma trajetória de mais de 30 anos. Entre 2000 e 2004 esteve à frente da Secretaria de Cultura de Goiânia e geriu a primeira edição do Festival de Teatro Goiânia em Cena. Também foi assessor especial da Ancine. Hoje é pró-reitor de Extensão do IFG e diretor do IFG Campus Goiás.

Renata Caetano - Diálogos ContemporâneosRENATA CAETANO é arte educadora e atriz, formada em História pela UFG. Atua desde 1993 em peças teatrais, cursos de especialização, workshops e oficinas. Idealizou e coordenou o projeto de arte educação Foco In Cena, do Instituto Votorantim, pólo de aplicação em Niquelândia. Se prepara para em 2022 participar do segundo maior festival de teatro internacional, na França, o Festival de Avignon, com o espetáculo “Lições de Motim”.

Nina Soldera - Diálogos ContemporâneosNINA SOLDERA é cantora, atriz, produtora e artista textual. Transita por várias linguagens artísticas e movimentos culturais da cidade. Vocalista na Banda Mundhumano e nos blocos de percussão Coró de Pau e Maria Bonita. Desde 2018 integra o coletivo de poetas e novos escritores Goiânia Clandestina. Foi selecionada para formação da Flup Digital 2020 – Uma Revolução Chamada Carolina, em homenagem aos 60 anos da publicação do livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, tendo seu texto sido selecionado e publicado na coletânea “Carolinas – Nova Geração de Escritoras Negras Brasileiras”, da editora Bazar do Tempo.

Silvana Beline - Diálogos ContemporâneosSILVANA BELINE é professora de Direito Civil na UFG/Campus Cidade de Goiás, graduada em Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, doutora e mestre em Sociologia pela UNESP/Araraquara. Tem experiência na área de Direito e Sociologia, com ênfase em Relações de Gênero. Trabalha com o cinema como objeto de estudo, tanto na busca pela teoria quanto pelo fazer, apontando para um novo horizonte interdisciplinar que dialoga com o Direto e as relações de gênero.

Rosy Cardoso - Diálogos ContemporâneosROSY CARDOSO é artista plástica, poetisa, oficineira de Arteterapia e Criatividade. Se formou em Design de Interiores e Paisagismo pela Faculdade Cambury e fez mestrado em Letras na PUC-GO. Tem publicações individuais (“Iconografia Poética”, “Andarilha” e “Duas Falas Dois Encantos”) e participou de antologias nacionais e internacionais, como “O Coração do Brasil em Sinfonia Poética” (Peru/Goiânia), “Literatura Goyas” (Goiânia), “Antologia Lusófona Souespoeta” (Portugal), “Vértice de Encuentro em los Ventos Del Lago Azul” (Peru), “Dez Poetas e Eu” (Brasília), “Um Brinde à Poesia” (Brasília), “Siempre el Amor – Sempre o Amor” (bilíngue, Brasília), “Corazones Calientes – Corações Quentes (bilíngue, Brasília), “Enlazando Versos El Mundo” (Peru), “Attilio L’Asolano Errante” (Itália) e “Retalhos do Caos – Covid (Goiânia).

Wellington Dias - Diálogos ContemporâneosWELLINGTON DIAS é ator, diretor de teatro e historiador. Conselheiro de Cultura do Estado de Goiás desde 2015 e gerente de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.

Bruno Peixoto - Diálogos ContemporâneosBRUNO PEIXOTO é produtor cultural, ator, diretor teatral e professor. Bacharel em Interpretação Teatral pela Emac/UFG, onde já trabalhou como professor temporário. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG. Foi professor da Unifap, da Universidade Aberta do Brasil, do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima e do Sesc Goiás. Ator premiado como melhor ator em festivais de teatro na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. É criador e diretor do Grupo de Teatro GTI – Núcleo de Investigação Cênica.

Julio Vann - Diálogos ContemporâneosJULIO VANN é ator, diretor, roteirista e preparador de elenco para teatro e cinema. Formado em Artes Cênicas pela Unirio e em Comunicação Social pela UFG, tem mestrado em Tecnologia aplicada à Educação pela UTFPR e doutorado em Arte e Cultura Visual pela UFG. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação do IFG. Pesquisador e membro do Kadjót – grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação.

Claudia Nunes - Diálogos ContemporâneosCLAUDIA NUNES é roteirista e diretora de cinema e TV, formada em Jornalismo pela UFG. Sua vocação foi descoberta no cruzamento de caminhos com poetas, escritores, músicos e gente de teatro. Seus filmes sempre abordam questões ligadas aos direitos humanos e já retrataram populações em situação de vulnerabilidade, como pessoas sem teto, sem terra e povos indígenas. É uma das fundadoras da Vietnam Filmes e do Manifesto Mostra de Cinema Político. Também atua como ativista de direitos humanos e faz parte da coordenação executiva do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino.

APOIO


Diálogos Contemporâneos Goiânia

REALIZAÇÃO


Diálogos Contemporâneos Goiânia

PROJETO LITERÁRIO DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS – Plataforma +Brasil – Convênio nº. 903164/2020