A literatura e o diálogo para compreendermos a história e o presente
Nesta edição do projeto Diálogos Contemporâneos, nossas propostas de debates conduzem a reflexões que vão desde a história, a cultura, o futebol, até a comunicação, que tem sido utilizada como ferramenta de desinformação nos dias de hoje.
Sempre na perspectiva de compreender a formação cultural do país e os seus desafios de se constituir como nação. Consideramos importante debater esses temas, visto que valores como a solidariedade, a empatia e as teses científicas sobre as bases econômicas e sociais que deram forma ao Brasil atual têm sido objeto de ataque permanente de setores que pretendem negar a realidade e os fatos históricos. Tempos de guerra cultural, de negacionismo, propagados por aqueles que se interessam apenas pelo obscurantismo e querem revisar e reinterpretar ideologicamente o passado segundo seus interesses de classe. Convidamos escritoras e escritores brasileiros cujas obras refletem ou revelam os processos de construção histórica do Brasil para mediar nossa percepção e ampliar o diálogo necessário para o aprofundamento da democracia em nosso país. Além da conferência gratuita no Museu da República, todos os convidados visitarão uma escola ou universidade para conversar sobre suas obras com os alunos. Diálogos para entender, por meio da produção literária brasileira, em seus diversos gêneros e narrativas, a nossa história, agir no presente e construir o futuro do país.
Marconi Scarinci
Presidente da AACIC – Associação Amigos do Cinema e da Cultura
ESCRITORES E ESCRITORAS
Tema: História, cultura e futebol
Escritor, autor da obra ”Confesso que perdi: Memórias” (Cia das Letras). Formado em Ciências Sociais pela USP, é jornalista há 52 anos, dirigiu as revistas Placar e Playboy, é colunista da Folha de S. Paulo, do Portal UOL, da Rádio CBN, faz o programa Entre Vistas da TVT, é comentarista do ICL Notícias.
Mediação:
NILSON RODRIGUES
Produtor cultural
Foi diretor de mostras e festivais, diretor da ANCINE (2005-2009), dirigiu e produziu séries de TV de 2010 a 2017, entre elas “Impressões do Mundo”, produziu o longa-metragem de ficção “O Outro Lado do Paraíso” (2014) e é o produtor do longa “O Pastor e o Guerrilheiro” que será lançado no circuito de cinema este ano.
Data: 19 de setembro de 2022 – Segunda – 19:00h.
Tema: A comunicação no Brasil: a mentira como ferramenta da desinformação
Jornalista e escritora, em 2020 publicou “A máquina do ódio – notas de uma repórter sobre fake news e violência digital” (Cia das Letras), sobre campanhas de desinformação de líderes populistas no Brasil, Índia e EUA e a erosão da liberdade de imprensa no Brasil. Repórter da Folha de S. Paulo, comentarista de TV e pesquisadora. Vencedora do Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade Columbia (2020), entre outros.
Mediação:
HAMILTON PEREIRA
Escritor
Poeta, ex-secretário de Cultura do Distrito Federal. Em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Brasília (UCB) pela “altíssima relevância de sua obra literária”.
Data: 26 de setembro de 2022 – Segunda – 19:00h.
Tema: Mulheres negras e cultura midiática
Ativista feminista, médica, comunicóloga e autora, cofundadora da organização não governamental Crioula. É Diretora-Executiva da Anistia Internacional no Brasil e faz parte do quadro da direção do Fundo Global para Mulheres. Em 2020 lançou “O samba segundo os Ialodês: mulheres negras e cultura midiática” (Hucitec).
Mediação:
VERA LUCIA SANTANA
Advogada
Advogada, integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno.
Data: 27 de setembro de 2022 – Terça – 19:00h.
Tema: A história da riqueza no Brasil
Nasceu em São Paulo, em 1955. É doutor em Ciência Política, escritor, autor de “101 brasileiros que fizeram história” (Estação Brasil), “Noel Rosa: de costas para o mar” (Brasiliense), “Mauá: empresário do Império” e “Viagem pela história do Brasil” (Cia das Letras), “A nação mercantilista” e “Ronaldo: glória e drama no futebol globalizado” (Editora 34), “O banqueiro do sertão”, “A construção do samba”, “História do Brasil com empreendedores” e “Júlio Mesquita e seu tempo” (Mameluco). Ocupa a cadeira n. º 18 da Academia Paulista de Letras. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2022.
Mediação:
HAMILTON PEREIRA
Escritor
Poeta, ex-secretário de Cultura do Distrito Federal. Em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Brasília (UCB) pela “altíssima relevância de sua obra literária”.
Data: 03 de outubro de 2022 – Segunda – 19:00h.
Tema: A afetividade na tradição musical e na literatura brasileira
Cantora, compositora e escritora, autora de “Benditas coisas que eu não sei – músicas, memórias, nostalgias felizes” (Agir), obra em que reúne 23 ensaios e um breve diário nos quais expõe seu olhar e sua relação com a música. Além de incontáveis canções, já escreveu roteiros, um perfil de Dona Ivone Lara, uma coluna semanal de crônicas no jornal O Globo, uma peça de teatro, esquetes, textos de orelha, prefácios e posfácios.
Mediação:
JUCA FERREIRA
Sociólogo
Foi ministro de Estado da Cultura nos governos Lula e Dilma Rousseff, nasceu na Bahia, dedicou sua trajetória profissional à vida política e às ações culturais e ambientais. Foi líder estudantil secundarista sendo, em 1968, eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), no dia em que foi decretado o AI-5, que fechou a UBES e inaugurou o período mais sombrio da Ditadura Militar no Brasil.
Data: 17 de outubro de 2022 – Segunda – 19:00h.
Tema: Memória e literatura
Roteirista, escritor e dramaturgo, nasceu em 1959 em São Paulo. Foi laureado com três Prêmio Jabuti, um Prêmio Shell, um Moinho Santista e um da Academia Brasileira de Letras. Entre seus livros estão “Feliz ano velho” (1982 – Prêmio Jabuti), “O homem ridículo” (2019), a “Série – O livro” (2021) e “Do começo ao fim” (2022). Foi traduzido para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco.
Mediação:
TEREZA CRUVINEL
Jornalista e escritora
Jornalista e cronista, mestre em Comunicação Social, especializada em análise política. Nos últimos 40 anos atuou nos principais veículos de comunicação do país (O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Globo News e RedeTV). Fundadora e ex-presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Autora de “Cristina Tavares – Perfil Parlamentar” e coautora de “Jornalismo Político – Ensaios”.
Data: 18 de outubro de 2022 – Terça – 19:00h.
Tema: O povo negro e a formação da identidade brasileira
Nasceu em Salvador (BA), em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance “Torto arado”, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu também os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. Em 2021, lançou “Doramar ou a Odisseia: histórias” (Todavia). Trabalha como servidor público no Incra e está escrevendo um novo romance.
Mediação:
LÊDA GONÇALVES
Professora
Doutora em Psicologia. Professora Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Data: 24 de outubro de 2022 – Segunda – 19:00h.
Tema: A linguagem da destruição da democracia no Brasil
Historiadora, cientista política e professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. É autora de “Os senhores das Gerais” (1986), “Lembranças do Brasil” (1999), “Brasil: uma biografia” (2018), “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” (2020), “Linguagem da destruição: A democracia brasileira em crise”, entre outros.
Mediação:
HAMILTON PEREIRA
Escritor
Poeta, ex-secretário de Cultura do Distrito Federal. Em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Brasília (UCB) pela “altíssima relevância de sua obra literária”.
Data: 25 de outubro de 2022 – Terça – 19:00h.
CUIDADOS
ACESSIBILIDADE
Sobre a acessibilidade para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, seguem abaixo informações sobre o local do evento:
⦁ Há banheiros adaptados;
⦁ Há assentos reservados para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida;
⦁ Haverá tradução em libras;
⦁ Audiodescrição na abertura.
INGRESSOS
Não há necessidade de inscrição. Para quem vai assistir às conferências presencialmente, os ingressos serão distribuídos no Museu Nacional da República a partir das 18h do dia de cada conferência, por ordem de fila e apenas um por pessoa. Às 18h30 será liberado o acesso para que os espectadores possam ocupar os lugares disponíveis.
COVID-19
Tendo em vista o período de pandemia de Covid-19, há cuidados de biossegurança exigidos pelo poder público que deverão ser seguidos para garantir a saúde e o bem-estar de todos os participantes do evento:
⦁ Será obrigatório o uso de máscaras em todas as áreas do evento;
⦁ Os assentos são higienizados para uso;
⦁ O projeto está autorizado a preencher a capacidade total do espaço, 750 lugares;
⦁ Haverá álcool em gel disponível para higienização na porta de entrada do evento e nos banheiros.
TRANSMISSÃO
Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente ao Museu Nacional da República, informamos que as conferências serão transmitidas ao vivo pelo canal da AACIC no YouTube: https://youtube.com/aacic
Aproveitamos para solicitar que os espectadores se inscrevam no canal e acionem o sininho para serem notificados sobre as transmissões.
LOCAL DO EVENTO
Museu Nacional da República
19H00 – Entrada Franca
FICHA TÉCNICA
Direção-Geral: BELCHIOR CABRAL / Curadoria: LUIZ FERNANDO EMEDIATO / Produção Executiva: MÁRCIA ROCHA / Coordenação Pedagógica: CLÉRIA MARIA COSTA / Administração e Finanças: DULCINÉIA MIRANDA / Assistentes da Produção: IAN ALÔ, HELENA BÚRIGO, CLEITON COSTA, MARCOS FONSECA / Receptivo: ANDRESSA SCHAEFER, IVANA FONSECA, BÁRBARA FONSECA / Projeto Gráfico: ISAQUE MIRANDA / Assistente em Redes Sociais: VERA CORRALERO / Registro Fotográfico: MARTIM HAEFLIGER / Assessoria de Imprensa: GUILHERME LOBÃO / Realização: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CINEMA E DA CULTURA, Diretoria da AACIC / Diretor-Presidente: MARCONI COSTA DA SILVA SCARINCI / Tesoureira: LEILA BARROS CARDOSO / Secretária: JULIANA APARECIDA DE OLIVERIA BARBOSA
TERMO DE FOMENTO (MROSC) Nº 71/2022
Objeto da Parceria: Projeto Diálogos Contemporâneos, Segundo Semestre 2022.
Data da assinatura: 30 de Agosto de 2022
Organização da Sociedade Civil: Associação Amigos do Cinema e da Cultura (CNPJ 08.902.167/0001-50)
Órgão da Administração Pública: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Valor da Parceria (valor liberado): R$ 299.999,96
Vigência do Projeto: 30/09/2022 a 30/01/2023
Valor total da remuneração de recursos humanos: coordenação geral, curadoria, produção executiva, programação, administração e finanças, assistentes de produção = R$ 70.966,12
Prazo final para prestação de contas: 30/04/2023