ESCRITORES E ESCRITORAS

Conheça os conferencistas e mediadores do projeto


CONFERENCISTAS

Mary Del Priore - Diálogos ContemporâneosMARY DEL PRIORE é historiadora e professora, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Lecionou História em várias universidades brasileiras. Autora de mais de 50 livros sobre a história do País, entre eles “Uma Breve História do Brasil”, “Histórias da Gente Brasileira”, “Histórias do Amor no Brasil” e “Sobreviventes e Guerreiras: uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000”. Recebeu diversos prêmios e títulos pelas suas obras, como o Prêmio Casa Grande & Senzala e o Prêmio Jabuti.

Elisa Lucinda - Diálogos ContemporâneosELISA LUCINDA é poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz de TV, cinema e teatro. Possui 19 livros publicados, dentre os quais a “Coleção Amigo Oculto” (infantojuvenil), que lhe rendeu em 2002 o prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) por “A Menina Transparente”. Com “Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada” (romance), que tem prefácio do escritor moçambicano Mia Couto, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2015. Sua obra mais recente é “Livro do Avesso, o Pensamento de Edite” (poesia).

Xico Sá - Diálogos ContemporâneosXICO SÁ é escritor e jornalista. Participou de programas de televisão como “Amor & Sexo” (Globo), “Saia Justa” e “Papo de Segunda” (GNT), “Redação SporTV” (Globo) e “Cartão Verde” (TV Cultura). Ganhador de importantes prêmios do jornalismo, é colunista do jornal El País Brasil, do Diário do Nordeste e do portal Bemdito. Um dos principais cronistas brasileiros contemporâneos, é autor de dezenas de livros (o mais recente, “Crônicas para ler em qualquer lugar”, com Maria Ribeiro e Gregorio Duvivier), além de participar de antologias.

Fabrício Carpinejar - Diálogos ContemporâneosFABRÍCIO CARPINEJAR é escritor, jornalista, influenciador digital e palestrante. Cronista do jornal O Tempo e comentarista do programa “Encontro Com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Autor de 47 livros publicados, recebeu mais de 20 prêmios literários (duas vezes o Prêmio Jabuti). Suas obras transitam entre poesia, crônicas, infantojuvenis e reportagens. Seu mais recente livro é “Coragem de Viver” (Editora Planeta, 2021), homenagem à figura materna.

Sérgio Vaz - Diálogos ContemporâneosSÉRGIO VAZ é poeta e agitador cultural, autor de oito livros. Eleito pela revista Época em 2009 um dos 100 brasileiros mais importantes do País. Palestrou em vários países, como México, Inglaterra e Alemanha. Cofundador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), movimento cultural que ajudou a deflagrar a literatura periférica em São Paulo. Autor do projeto “Poesia Contra Violência”, que percorre as escolas públicas promovendo recitais e bate-papos sobre poesia e incentivo à leitura.

Renato Janine Ribeiro - Diálogos ContemporâneosRENATO JANINE RIBEIRO é filósofo, escritor e professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP). Ex-ministro da Educação. Autor, entre outros, de “A Sociedade contra o Social” (Prêmio Jabuti de 2001), “A Boa Política” (2017) e “Ao Leitor sem Medo” (1984). Foi professor visitante na Universidade de Columbia (EUA) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É o atual presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Ignácio de Loyola Brandão - Diálogos ContemporâneosIGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO é jornalista e escritor. Trabalhou no jornal Última Hora e nas revistas Claudia, Realidade, Setenta, Planeta, Ciência e Vida, Lui e Vogue. Escreve crônica quinzenal para o jornal O Estado de S. Paulo. Publicou 45 livros, entre romances (como “Zero”, “Não Verás País Nenhum”, “Dentes Ao Sol”), contos, crônicas, viagens, infantis. Ganhou o prêmio Jabuti por “O Menino Que Vendia Palavras” e o maior premio literário do Brasil, o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual é membro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

Mario Prata - Diálogos ContemporâneosMARIO PRATA é escritor, dramaturgo, jornalista e cronista. Em mais de 50 anos de escrita, tem no currículo 3 mil crônicas (no Pasquim, ao lado de Millôr Fernandes, nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e em revistas como Istoé e Época) e cerca de 80 títulos, entre romances, livros de contos, roteiros e peças teatrais. Recebeu 18 prêmios nacionais e estrangeiros com obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televisão.

Tereza Cruvinel - Diálogos ContemporâneosTEREZA CRUVINEL é jornalista e cronista, mestre em Comunicação Social, especializada em análise política. Nos últimos 40 anos atuou nos principais veículos de comunicação do país, como os jornais O Globo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense e os canais Globo News e RedeTV. Fundadora e ex-presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, sendo responsável pela implantação da TV Brasil. É autora de “Cristina Tavares – Perfil Parlamentar” e coautora de “Jornalismo Político – Ensaios”.

Fernando Morais - Diálogos ContemporâneosFERNANDO MORAIS é jornalista e escritor. Trabalhou no Jornal da Tarde, na revista Veja e em várias outras publicações da imprensa brasileira. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. Foi deputado estadual e secretário da Cultura e da Educação do Estado de São Paulo. É autor, entre outros livros, de “Olga”, “Chatô, o Rei do Brasil”, “Corações Sujos” (esses três adaptados para o cinema), “A Ilha” e “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”.

MEDIADORES

Preta Ferreira - Diálogos Contemporâneos - Bruna TeixeiraBRUNA TEIXEIRA é mestra em Ecologia Marinha (UL-Portugal) e em Antropologia Social (UFAL). Tem atuação multidisciplinar nas áreas socioambiental, artístico-cultural e em direitos humanos. É diretora-presidenta do Ateliê Ambrosina para Igualdade de Gênero e Empoderamento de Mulheres em Alagoas e criadora da Sapatilhas de Arame – Artes Escritas e Visuais, por onde idealiza, escreve e dirige diversos projetos artísticos premiados, atravessados pelos interesses de gênero e sexualidade, patrimônio ambiental e cultural, audiovisual, artes visuais e propostas editoriais.

Preta Ferreira - Diálogos Contemporâneos - Ábia MarpinÁBIA MARPIN é comunicadora e cientista social, doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ. Pesquisa a relação entre as experiências de racismo e a força política da cultura negra das periferias urbanas e sua contribuição na construção de repertórios antirracistas. É professora convidada do curso de especialização em História do IFAL. Autora do livro “Luzes para uma Face no Escuro” (2018), premiado e publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Tainan Canário - Diálogos ContemporâneosTAINAN CANÁRIO é professor, poeta e contista. Ganhador dos editais de incentivo à cultura literária “Alagoas em Cena” (2002) e “Edital de Incentivo à Publicação pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos” (2012 e 2014). Publicou “A Bulha Galinácia e os Escritos Galiformes”, “Contos de Rubik” e “Açougue”, todos editados pela Imprensa Oficial. É fundador do Teatro Homerinho e entusiasta da cultura popular de Alagoas.

Cristina de Macedo - Diálogos ContemporâneosCRISTINA DE MACEDO é psicóloga e psicanalista. Mestra em Literatura pela UFAL, especialista em Psicologia Clínica pelo CESMAC. Membro da IPA – International Psychoanalytical Association (Londres, Inglaterra), da SPRPE – Sociedade Psicanalítica do Recife e da FEPAL – Federação Psicanalítica da América Latina. Publicações: “O sujeito no campo virtual e suas implicações na Clínica Psicanalítica”, “Gonzaga Leão – o poeta e a praça” e “A reversibilidade do tempo ao redor da ponte”.

Vitor Pirralho - Diálogos ContemporâneosVITOR PIRRALHO é professor de literatura brasileira. Em sua atividade diária entrou em contato com a antropofagia oswaldiana e encontrou no discurso do Manifesto de 1928 a inspiração para suas músicas. Pirralho faz rap, se utilizando de batidas eletrônicas que remetem ao pop, mas incorporando elementos regionais, africanos, jamaicanos, etc. Seus temas são variados, vão do social ao regional, do linguístico ao paisagístico, do cultural ao desbunde. Uma verdadeira miscelânea rítmica e temática com sotaque nordestino.

Nilton Resende - Diálogos ContemporâneosNILTON RESENDE é professor adjunto de Literatura da Universidade Estadual de Alagoas/Campus Zumbi dos Palmares, onde coordena os grupos de pesquisa de “Literatura e Ensino” e de “Estudos da Narrativa”. Integra a Companhia Ganymedes de teatro, para a qual adaptou a novela “Mário e o Mágico” (de Thomas Mann) para o espetáculo “O Mágico” (2007), que codirigiu e protagonizou. Publicou os livros “O Orvalho e os Dias”, “Diabolô”, “A Construção de Lygia Fagundes Telles: edição crítica de Antes do Baile Verde” e “Fantasma”. Tem contos e poemas traduzidos e publicados em revistas francesas e inglesas. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem “A Barca” (2020), baseado no conto “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles.

Susana Souto - Diálogos ContemporâneosSUSANA SOUTO é professora e pesquisadora da graduação e pós-graduação em Letras da FALE/UFAL, onde também coordena o grupo de pesquisa “Poéticas Interartes”. Fez Mestrado na USP sobre a obra de Clarice Lispector e doutorado na UFAL sobre Glauco Mattoso. Tem diversos artigos publicados em revistas acadêmicas.

Cármen Dantas - Diálogos ContemporâneosCÁRMEN DANTAS é formada em Museologia no Rio de Janeiro, com especialização em museus de arte. É mestra em Literatura Brasileira pela UFAL. Atua na vida cultural de Alagoas desde a década de 1970, com os festivais de arte de Marechal Deodoro e os de cinema de Penedo. Dirigiu o Museu Théo Brandão (UFAL) e coordenou a montagem do Museu da Casa do Patrimônio (Maceió), o Museu do Paço Imperial de Penedo e o Memorial Raimundo Marinho. Foi presidente da Fundação Teotônio Vilela (FTV), presidente do Conselho Estadual de Cultura e superintendente do IPHAN em Alagoas. É professora aposentada da UFAL, onde lecionou História da Arte.

Cintia Ribeiro - Diálogos ContemporâneosCINTIA RIBEIRO é jornalista. Doutoranda e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, estuda a normatização do gênero binário nos discursos de “terra plana”. Tem como áreas de pesquisa estudos de gênero LGBTQIA+ , ideologia e discurso digital.

Elexsandra Morone - Diálogos ContemporâneosELEXSANDRA MORONE é jornalista. Durante quase 20 anos exerceu as funções de repórter e editora de Cultura no jornal Gazeta de Alagoas. Na edição de livros, atuou na produção de títulos didáticos e literários do catálogo das editoras SESI-SP e SENAI-SP. Produziu reportagens para publicações como Elle e Atlantis-TAP, além de conteúdo institucional para organizações como Sebrae Alagoas e SBT Nordeste. Atualmente responde pelo portfólio de cursos profissionalizantes do SENAI-AL e se prepara para defender sua dissertação de mestrado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

APOIO


Diálogos Contemporâneos Maceió

REALIZAÇÃO


Diálogos Contemporâneos Maceió

PROJETO LITERÁRIO DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS – Plataforma +Brasil – Convênio nº. 903425/2020